segunda-feira, 30 de maio de 2011

O sonho de Jonas

de Emílio Carlos
Tem gente que sonha de olhos abertos. Tem gente que só sonha de olhos fechados.

Mas o Jonas não sonhava. Deitava à noite tão cansado que desligava, desmaiava, acordava na manhã seguinte parecendo que nem tinha dormido.

A ciência diz que todo mundo sonha.
Besteira – dizia Jonas – eu não sonho.

Todo mundo ficava espantado ao ouvir isso. As crianças mais ainda.

Mas o Jonas não dava bola. Ele não sonhava em pronto.

Se ele tinha vontade de sonhar?

Eu não penso nisso – respondia Jonas.

Numa noite como outra qualquer o Jonas se deitou e desligou. Já sabia como seria: ele desligaria e acordaria na manhã seguinte parecendo que não dormiu.

Mas nessa noite foi diferente. Ele se viu fazendo as coisas do dia a dia. E sonhou que estava trabalhando, enfrentando as pessoas más de sempre, lutando pela vida.

Ao lado dele havia um homem de cabelos compridos, manto vermelho, barba, túnica branca. Esse homem estava ali, sempre ao lado de Jonas, em cada situação que ele atravessava.

O homem não dizia nada, só acompanhava Jonas. Em todo lugar que Jonas estava o homem estava ali, sorrindo e observando tudo.

Jonas enfrentava os mesmos problemas de todos os dias. Mas agora ele estava mais confiante, mais calmo. A presença daquele homem ali do lado lhe paz para continuar.

O homem não disse seu nome. Ele nem ao menos falou com Jonas. Mas Jonas sabia que era Jesus.

Jonas acordou sentindo que tinha dormido uma boa noite de sono. Ele se lembrava do sonho. E se perguntou: - O que significa?

Os próximos dias responderam essa pergunta. Os problemas aumentaram na casa e no serviço de Jonas – o suficiente para ele se desesperar.

Mas ele manteve a calma e superou os problemas. Porque ele sabia que ao seu lado estava aquele homem de manto vermelho e sorriso de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário